Economia Titulo
Emprego formal na região tem impulso
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/02/2008 | 07:26
Compartilhar notícia


O Grande ABC iniciou o ano com um forte ritmo de geração de empregos com carteira assinada. Foram 3.321 vagas formais abertas em janeiro, 187,28% mais do que o saldo do mesmo mês de 2007, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

 
O ritmo dos sete municípios é mais acelerado do que o do País todo, que registrou uma alta de 35,5% no volume de vagas com carteira abertas (142.921) em relação a mesmo mês do ano passado.
 
O resultado nacional, o melhor da história para janeiro nos registros do Caged, deveu-se ao bom desempenho de serviços, da indústria e da construção civil.
 
Na região, o setor industrial foi, de longe, o maior responsável pelo impulso nas contratações, ao responder por 58,9% (2.089) das vagas adicionais, enquanto a área de serviços gerou 1.424 postos a mais no mês.
 
Fatores como o aumento da renda dos trabalhadores, a queda da inflação e a expansão do crédito têm favorecido a produção e as vendas no mercado interno.
 
A fabricação de veículos, por exemplo, foi 15,5% maior em janeiro na comparação com a do mesmo mês de 2007, de acordo com dados do setor. Com isso, houve estímulo para as contratações na área automotiva.
 
“A confiança do consumidor se mantém positiva, o que reflete em menor receio de perda do emprego e no consumo de médio e longo prazo”, afirmou o coordenador do Observatório Econômico de Santo André, Antônio Carlos Schifino.
 
Tendência - O indicador de geração de vagas no acumulado de 12 meses até janeiro (de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008) no Grande ABC aponta que o impulso no emprego formal é uma tendência e não um dado pontual, de um único mês, segundo especialistas.
 
Foram 38.768 postos de trabalho criados, 23,65% mais que os 31.352 do mesmo período anterior.
 
“Depois de uma fase de estagnação, o emprego formal na região ganhou dinamismo a partir de agosto do ano passado”, afirmou o professor de Economia da Universidade Imes, de São Caetano, Francisco Funcia.
 
O professor destaca que nos 12 meses até janeiro nos sete municípios o saldo é ainda 5,91% maior do que o do ano de 2007, um desempenho melhor do que o observado em toda a Região Metropolitana de São Paulo (3,06%), no Estado de São Paulo (0,97%) e no País (2,32%).
 

Segundo o economista as perspectivas são promissoras. Um exemplo da tendência favorável na área automotiva é a decisão, anunciada pela General Motors nesta semana, de abrir, pela primeira vez na história, o horário noturno da fábrica de São Caetano, com a admissão de 600 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;