Automóveis Titulo
Ecológicos e econômicos
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
19/11/2008 | 07:03
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Aumentar as vendas, elevar a produtividade e superar a crise que assola o mundo não são as únicas preocupações da indústria automotiva. A busca pelo desenvolvimento de produtos cada vez mais antenados aos ideais ecológicos de preservação tem pautado a todos, montadoras e empresas do setor de autopeças.

E seguindo a linha da mobilidade sustentável, a Michelin traz para o Brasil a nova geração de pneus Energia Verde, que atende a automóveis compactos e de média potência, veículos 4x4 com utilização majoritária on-road, comerciais leves, ônibus e caminhões de grande porte. O preço dos produtos é de 3% a 5% em média mais alto do que os da gama anterior.

Esta linha da marca francesa visa proporcionar baixa resistência à rodagem, gerando menor consumo de combustível por parte dos veículos e, conseqüentemente, lançando na atmosfera menor quantidade de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa (aquecimento global). Os pneus Energia Verde também oferecem, segundo informações da própria Michelin, maior durabilidade, eficácia em frenagem com pista molhada, aderência e conforto.

De acordo com Luis Roberto Anastácio, diretor da Michelin, fabricar um pneu que entregue, ao mesmo tempo, aderência (segurança) e menor resistência à rodagem (menor consumo de combustível) é complicado, pois são coisas antagônicas. Um pneu que gera excelente aderência deve alcançar altas temperaturas na região de contato com a superfície. Já um pneu com baixa resistência à rodagem deve permanecer em baixas temperaturas. Qual a saída?

A solução encontrada pelos técnicos foi a seguinte: na banda de rodagem, a Michelin usa materiais que aqueçam mais e de forma mais rápida. Porém, nas partes internas do calçado automotivo optou-se pela utilização de materiais que alcancem alto rendimento em temperaturas mais baixas.




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