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Sonho de liberdade sob duas rodas
Marcelo Camargo
Do Diário do Grande ABC
20/05/2009 | 07:00
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Edmilson Magalhães/DGABC


Ela não é uma motocicleta, é a materialização do sonho de liberdade dos amantes das duas rodas. Confortável, a Honda XL 1.000V Varadero é um convite para cortar estradas de asfalto e, se necessário, desbravar trilhas em busca de paisagens desconhecidas.

A moto entra nas categorias maxtrail e big touring. Max e big dão a pista de sua principal característica: o tamanho. Mas não é só isso. O design moderno e imponente vem com tecnologia atualizada de freios ABS e injeção eletrônica.

Como ela é um convite para longas viagens, o conforto não poderia ser esquecido, tanto para o piloto quanto para o garupa. O banco é largo e possui ressaltos que proporcionam melhor encaixe das pernas. O tecido é texturizado, o que impede que o garupa escorregue para frente. Largo também é o pedal do passageiro, que significa melhor apoio para os pés. Outro detalhe que melhora a dirigibilidade do condutor é o para-brisa com regulagem de altura, que oferece maior proteção contra o vento.

Este conforto está sobre um motor que impressiona. Tem 996 cm³ de cilindrada, arrefecimento a líquido e elevado torque (9,9 mkgf a 6.000 rpm) e potência de 93,8 cv a 7.500 rpm. Tradução: anda demais. Por isso, os freios ABS e a suspensão Pro-link são suficientemente fortes para segurar a máquina.

A aderência e a estabilidade da motocicleta são asseguradas pelos pneus (110/ 80, na frente, e 150/ 70, na traseira) sem câmara, e pelas rodas de liga leve de três pontas (aro 19", na dianteira, e 17", na traseira).

O modelo, importado da Espanha, tem preço em dólar - US$ 28.064 -, valor que mostra que a Varadero é uma motocicleta para poucas pessoas e muito espaço. Não foi feita para andar apertada entre carros ou parar em semáforos. Talvez, por isso, não seja tão ágil em trechos urbanos.

Mas quem quer parar em semáforos em cima de uma XL 1.000V? O horizonte é o limite.




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