Nacional Titulo
Turistas acham praias do Guarujá mais limpas este ano
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 17:25
Compartilhar notícia


O sol apareceu no Guarujá, Baixada Santista, e os turistas, que nesta sexta, véspera de Natal, preferiam ir às compras, neste sábado optaram pelas praias que, na opiniao da maioria, estao mais limpas do que em 1998. Em compensaçao, os banhistas criticaram a violência que parece continuar igual. O curioso é que, mesmo com o reforço do policiamento na cidade, a insegurança permanece.

A Polícia Militar e as Guardas Patrimonial - empresa terceirizada pela Prefeitura para cuidar da orla da Enseada e da Pitangueiras - e Montada tentam fazer a segurança do Guarujá. Porém, todo esse esquema parece nao estar funcionando. "Só nessa última semana, presenciei dois assaltos e um amigo meu foi roubado", afirma Elaine Ciocler Trahtenberg, que estava em Pitangueiras com a filha Tatiana.

Os pequenos roubos e furtos na cidade sao normais segundo o delegado de plantao da Delegacia-Sede de Guarujá, Carlos Battista. "A populaçao da cidade é muito carente e, normalmente, ocorrem esses roubos pé-de-chinelo." Battista também afirmou que: "Mesmo com o policiamento ostensivo, a tendência, nesta época do ano, é de que os casos aumentem." A média de furtos, segundo o delegado, é de três a cada 12 horas.

Patricia Vanceviceius disse que se sente muito insegura e que nao acredita na efetividade dos policiais. "Sempre tem uns moleques que ficam por perto esperando a hora de roubar." Para o Ano Novo, o Guarujá receberá um reforço de policiais militares da capital. "No ano passado, eu fui assaltada no Réveillon, mas espero que, esse ano, a coisa nao se repita", afirmou Rosângela Luchini.

Em terra, a populaçao se diz insegura, porém, no mar, a situaçao muda um pouco. "Nós temos um efetivo de 48 guarda-vidas que estao orientando e salvando a populaçao nas sete praias da cidade", afirmou o tenente Nilson Kuratomi da Silva, comandante dos guarda-vidas do Guarujá. O tenente salientou que, a partir de deste domingo, um helicóptero deve ajudar a tropa de bombeiros a fazer os salvamentos em alto-mar. "Nós já temos duas viaturas de resgate e um bote, mas, como a populaçao tende a crescer, vamos implementar uma aeronave."

Os comerciantes do Guarujá estao animados com o aumento de turistas na regiao e esperam que as vendas melhorem bastante com a proximidade do Réveillon. "As coisas melhoraram bastante no Natal; agora é esperar para que no Ano Novo continue", afirmou o dono do açougue Center Carnes Guarujá, Aurélio Parente Moreira.

Já a dona de um dos quiosques da praia da Enseada, Maria Juliana de Jesus, disse que: "A concorrência na orla é muito grande, mas, quando a cidade ficar, lotada tudo deve melhorar."

Neste sábado, via-se um grande movimento de turistas no Guarujá e o tráfego de carros na Rodovia dos Imigrantes foi intenso durante a manha e carregado no fim da tarde. Mesmo assim, os carros transitavam sem congestionamento. A pista sul da Rodovia Anchieta continua interditada até o quilômetro 44 e as obras no local ainda nao começaram, pois a terra da encosta da estrada continua cedendo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;