Nacional Titulo
Policiais do RS iniciam operação para combater tráfico de mulheres
Do Diário OnLine
Com Agências
30/08/2004 | 22:41
Compartilhar notícia


Policiais da Delegacia de Polícia Federal de Caxias do Sul (RS), com o apoio de equipes de Curitiba (PR) e do Rio de Janeiro, iniciaram, na última quinta, a Operação Andaluz, de repressão ao tráfico de mulheres brasileiras para serem prostituídas na Espanha. Em Curitiba foram presas a dona da agência de turismo Londritur, Marlova Terezinha Fritzen e Márcia do Prado, apontadas como responsáveis pela logística para o embarque das brasileiras para o exterior.

De acordo com o Departamento da Polícia Federal, além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, em Curitiba e Bento Gonçalves (RS). Ainda foram detidas duas mulheres que estavam embarcando no aeroporto do Galeão (RJ), com destino à Espanha, onde iriam se prostituir em boates nas cidade de La Corunã e Santiago de Compostela. As duas prestaram minucioso depoimento no plantão policial federal do aeroporto.

Na investigação foram identificados até agora um grupo de cinco aliciadores e intermediadores, que atuam tanto em território brasileiro quanto na Espanha. Após a análise dos documentos e dos arquivos de computador outros nomes poderão surgir, assim como será possível saber o número exato de mulheres enviadas ao exterior e a atuação dos aliciadores. Uma das presas, Márcia do Prado, apanhava as mulheres na rodoviária de Curitiba, providenciando hospedagem e alimentação até o embarque no Galeão com destino ao exterior.

Em Curitiba foram cumpridos três mandados de busca, em uma agência de turismo e nas residências de duas investigadas. Os policiais apreenderam diversos documentos, computadores, comprovantes de viagens e recibos de depósitos nacionais e internacionais que ligam os integrantes do grupo ao esquema criminoso.

Em Bento Gonçalves foram cumpridos dois mandados de busca, um na Boate Cassino Rivera e outro na casa do gerente do estabelecimento. O gerente é um dos investigados e a polícia aguarda o seu comparecimento na Delegacia de Polícia Federal em Caxias do Sul para que ele preste esclarecimentos.

O último embarque (remessa) de mulheres para o exterior ocorreu no último dia 21, pelo vôo internacional 8722, da Varig, com destino inicial à França. As duas mulheres foram acompanhadas desde o embarque na rodoviária de Porto Alegre, até o embarque no Rio de Janeiro.

As investigações são presididas pelo Delegado de Polícia Federal Vladimir Nunes Rogério. Ele adiantou que a Polícia Espanhola também está fazendo apuração naquelas cidades, para localizar e identificar brasileiras que foram encaminhadas pelo grupo.

Após os interrogatórios, as presas serão encaminhadas ao Presídio Industrial de Caxias do Sul, á disposição da Vara Criminal Federal daquela cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;