Internacional Titulo
Cientistas descobrem possível mutação do vírus da gripe aviária
Da AFP
12/01/2006 | 18:23
Compartilhar notícia


Cientistas britânicos e a OMS (Organização Mundial da Saúde) descobriram um indício de uma possível mutação do vírus H5N1 da gripe aviária para uma forma mais adaptada e perigosa para o homem. Foi constatada uma evolução em um dos vírus que causaram as mortes na Turquia, a mesma que havia sido detectada em dois casos mortais, um em Hong Kong, em 2003, e outro no Vietnã, em 2005.

Os cientistas disseram que os vírus de Hong Kong e do Vietnã eram muito parecidos com os vírus H5N1 na Turquia e também semelhantes a outros isolados encontrados no Lago Qinghai, na China China, no ano passado. O Lago Qinghai é um ponto de concentração de aves migratórias, o que aumenta o temor de que possa vir a se tornar uma plataforma para a disseminação da doença.

 O temor de que a gripe aviária venha a se espalhar entre humanos, provocando uma pandemia global com força para matar milhões de pessoas, foi ampliado depois que 18 pessoas foram infectadas com o vírus na Turquia. Três delas morreram. As mortes e infecções foram as primeiras fora do sudeste asiático, onde o H5N1 matou cerca de 80 pessoas desde 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;