Nacional Titulo
Funai descobre nova tribo amazônica
Das Agências
27/05/2001 | 20:35
Compartilhar notícia


A Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciou que estabeleceu contato pela primeira vez nestes dias com uma tribo amazônica de 25 pessoas que nunca tinham visto um homem branco, mas já conheciam a escravidão.

O chefe da expedição da Funai, Sydney Possuelo, informou à imprensa local que os índios, de uma tribo chamada Djapás, vivem na confluência dos rios Jutaí e Jutaizinho, no Sudoeste do Amazonas, e há pelo menos sete anos são escravos de outra tribo próxima, os Canamaris. Por esta razão, a Funai decidiu estabelecer com eles o primeiro contato.

Segundo explicaram os índios Djapás, eles pescam e trabalham para os Canamaris, que têm melhor contato com a sociedade branca, em troca de objetos de alumínio e tecidos. Os índios escravizados não têm direito a escolher seu chefe, e vivem na pobreza absoluta.

Os funcionários da Funai explicaram que o objetivo da instituição é proteger as tribos que ainda não tiveram contato com a sociedade branca, mas disseram que não podem impedir este tipo de relacionamento entre tribos indígenas.

A Funai só faz contato com essas tribos quando estão ameaçadas, para protegê-las.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;