Internacional Titulo
Arábia Saudita admite abrir bases aos EUA em ataque ao Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
16/09/2002 | 18:12
Compartilhar notícia


O governo da Arábia Saudita anunciou na Organização das Nações Unidas (ONU) sua disposição em abrir para os Estados Unidos suas bases militares no caso de um ataque contra o Iraque. Enquanto os americanos comemoraram a manifestação de apoio, outros países se mostraram surpresos e preocupados com a posição da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita é historicamente o maior aliado norte-americano no mundo árabe. No domingo, o ministro saudita das Relações Exteriores, Saud Al-Faisal, anunciou que Riad abrirá suas instalações militares aos Estados Unidos, se o Conselho de Segurança da ONU concordar.

"Sempre nos satisfaz que um país ofereça seus serviços e diga algo semelhante", declarou nesta segunda-feira o secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld. "Isso exerce uma maior pressão sobre Saddam Hussein e o regime iraquiano", completou, durante entrevista concedida nesta segunda-feira no Pentágono.

Na ONU, entretanto, a reação não foi tão positiva. Os diplomatas egípcios criticaram a posição saudita, destacando as repercussões negativas que uma nova guerra no Iraque teria junto ao mundo árabe. A diplomacia árabe na ONU vinha se mantendo coesa ao tratar da guerra contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;