Internacional Titulo
Chávez acusa oposição por mortes em distúrbios
Da AFP
07/03/2004 | 20:02
Compartilhar notícia


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, responsabilizou neste domingo a oposição pelas oito mortes ocorridas durante os violentos distúrbios que sacudiram a Venezuela entre 27 de fevereiro e 4 de março. "Aqui, quem decide se há violência são os líderes da oposição. Eles são os responsáveis por estas mortes", disse Chávez durante seu programa semanal de TV.

Chávez voltou a negar que seu governo tenha violado os direitos humanos enfrentando a oposição durante as recentes manifestações, mas disse que quem tem queixas deve entregá-las à Justiça. "Se alguém tem elementos que provem que algum funcionário do governo cometeu algum atropelo, mostre isto", disse o presidente.

A Coordenadoria Democrática (aliança de partidos e organizações antichavistas) acusa o governo de "abusos e agressões" contra os participantes das manifestações defendendo o referendo revogatório do mandato de Chávez.

Na mesma entrevista, Chávez afirmou que o presidente americano, George W. Bush, financia uma conspiração para derrubá-lo e que o governo de Washington é "uma verdadeira ameaça" para o mundo. "A extrema direita histórica dos EUA, belicosa, lamentavelmente hoje impera na Casa Branca".

Chávez disse que os Estados Unidos tentam na Venezuela algo similar do que ocorreu no Haiti na semana passada, quando o então presidente Jean Bertrand Arisitide abandonou o poder. Segundo o venezuelano, Aristide foi vítima de um "seqüestro express" realizado pelo governo americano. "Mas aqui na Venezuela não devem tentar algo parecido, porque vão ter uma pequena surpresa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;