Internacional Titulo
Espera de três horas agravou o incêndio na torre russa
Do Diário do Grande ABC
30/08/2000 | 12:42
Compartilhar notícia


Os bombeiros tiveram que esperar três horas, antes de poder cortar a energia elétrica na torre de Ostankino, a mais alta da Europa, com 540 metros de altura, o que agravou o incêndio, já que as autoridades de Moscou esperaram até receber permissao direta do Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira o representante do Corpo de Bombeiros de Moscou. O incêndio da torre matou três pessoas e deixou mais de 10 milhoes de moscovitas sem TV.

``Em teoria, nao devíamos apagar o fogo sem ter cortado a eletricidade. Mas para tomar essa decisao, o vice-Prefeito de Moscou, Valeri Chantsev, que se encontrava no local, teve que chamar o Prefeito, Yuri Lujkov, que considerou conveniente informar primeiro o Presidente', declarou o chefe dos bombeiros da capital, Leonid Korotchik. ``Quando o Presidente foi informado, a eletricidade foi cortada', afirmou ele numa coletiva de imprensa.

O incêndio começou às 15h08 locais (08h08 de Brasília), mas a energia só foi cortada às 18h10 locais, ``o que provocou vários curto-circuitos', segundo Korotchik.

Ele informou também que um cabo que havia se incendiado, em conseqüência de uma sobrecarga elétrica, foi a causa do incêndio. ``Os cabos instalados em 1967 (data da construçao do edifício) nao foram concebidos para as atuais voltagens. Eles esquentaram e pegaram fogo', disse.

Segundo Vladimir Rodin, do Corpo de Bombeiros de Moscou, algumas das medidas de segurança em caso de incêndio nao foram respeitadas. Nao havia por exemplo tapumes corta-fogo entre os elevadores, as escadas e os cabos. E também nao havia sacadas, que teriam permitido a evacuaçao das vítimas.

Nesta quarta-feira à tarde, dois dos três principais canais de TV russos, a RTR e a ORT, fora do ar durante três dias, retomaram suas transmissoes.

Os canais RTR (estatal) e ORT (semi-estatal) transmitem seus programas graças a uma nova antena instalada na torre.

As autoridades afirmaram na segunda-feira que todos os canais restabeleceriam sua programaçao normal antes do final desta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;