Economia Titulo
Pão francês é produto com mais irregularidades em pesquisa do Ipem
Das Agências
10/04/2006 | 15:16
Compartilhar notícia


Pesquisa feita pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) identificou o pão francês como o produto de maior irregularidade entre as mercadorias analisadas na segunda quinzena de março no Estado. Ao todo, entre capital e interior foram verificados 3.902 produtos variados e 53 (1,36%) estavam irregulares quanto ao peso.

Em São Paulo, a Panificadora e Confeitaria Povoa, foi a responsável pela maior irregularidade. Foi constatado 5 gramas (-10%) a menos no pão francês de 50g obrigatórios. O estabelecimento Odete Joana Hernandes Seribelli, em Presidente Prudente, estava com o pão 13,24% menor do que o padrão, o que corresponde a 6,62 g.

O quadro em Campinas também não esteve bom para o pão francês. As amostras colhidas da empresa Pães e Doces Dori apontaram um erro de 16,90% no peso. O pão francês do estabelecimento Jonny de Oliveira, em São José dos Campos, apresentou diferença de 21,24% em relação ao peso padrão.

Outros produtos - O GLP (gás de cozinha) da Copagás Distribuidora de Gás, na cidade de Bauru, também estava irregular.  Na análise dos técnicos do Ipem-SP, o bujão, de conteúdo nominal declarado de 13 quilos, apresentou 118g menos, o que representa 0,91%.

Em Ribeirão Preto, o Leite Pasteurizado Padronizado Homogeneizado Coonal da Cooperativa Nacional Agroindustrial, foi outro produto irregular. A empresa deixava de entregar 10,7ml a cada um litro. O biscoito recheado chocolate “Bi Delícia Mabel” da Cipa Industrial Alimentares, também estava abaixo do peso nas amostras colhidas em São José do Rio Preto. Os pacotes de 150g estavam com 8,20g a menos, uma redução de 5,47% no peso declarado na embalagem.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;