Economia Titulo
INSS aguarda publicação para definir data de 13º
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
19/07/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


Uma sucessão de notas oficiais do Ministério da Previdência deixa dúvidas sobre a data efetiva do pagamento do adiantamento do 13º salário para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na última quarta-feira, o site do Ministério da Previdência informou que os segurados que têm cartão de pagamento final 1 a 5, e que ganham o piso (R$ 415), receberiam a primeira parcela dos proventos entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis do mês de setembro.

Porém, uma nova nota oficial divulgada pelo ministério causou dúvidas, já que anunciava que "o pagamento da primeira parcela do abono salarial (13º) dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários será antecipado do mês de dezembro para setembro". E o procedimento será o mesmo adotado em 2006 e 2007.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a confusão deriva da não-publicação do cronograma de pagamento. Ou seja, enquanto o decreto não for assinado e publicado no Diário Oficial da União não há como afirmar se os beneficiários que têm o cartão de pagamento final 1 a 5 receberão em agosto ou em setembro.

Essa é a terceira vez consecutiva que o governo decide pagar antecipadamente 50% do 13º. Conforme informou o ministério no dia 16, a antecipação deve ser mantida até 2010, último ano do governo do presidente Lula. Para que seja efetivado é necessário que, a cada ano, o presidente da República assine um decreto de autorização.

A estimativa do Ministério da Previdência é que a antecipação injete cerca de R$ 6,9 bilhões na economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;