Nacional Titulo
Carlos Chagas Filho morre no RJ
Do Diário do Grande ABC
17/02/2000 | 14:24
Compartilhar notícia


O cientista brasileiro Carlos Chagas Filho, responsável pela reabilitaçao de Galileu junto à Igreja Católica e pela pesquisa sobre a antigüidade do Santo Sudário, faleceu na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 89 anos, por causa de uma inflamaçao pulmonar.

O cientista era filho do médico Carlos Chagas (1879-1934), descobridor da tripanossomíase, uma doença parasitária conhecida como ``mal de Chagas'.

Como o pai, o biofísico Carlos Chagas Filho dedicou sua vida à pesquisa e foi o presidente da Academia Pontifical de Ciências do Vaticano, de 1972 a 1988. Foi neste período que dirigiu as pesquisas sobre o tempo de existência exato do Santo Sudário e levou à frente o processo de reabilitaçao de Galileu. Chagas Filho chamou a atençao da comunidade científica internacional no início dos anos 50, quando dirigiu as pesquisas sobre a transmissao neuromuscular do peixe elétrico, o que contribuiu para o estudo da neurobiologia.

Além disso, estudando o curare, um veneno vegetal paralisante utilizado pelos indígenas da Amazônia, descobriu seu poder anestésico.

Chagas Filho foi também o segundo brasileiro eleito pela Academia Francesa de Ciências, depois do Imperador Pedro II.

Nascido em 12 de setembro de 1910, no Rio, teve aos 7 anos seu primeiro contato com a atividade científica quando foi com seu pai visitar a Fundaçao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Até o ano passado, Chagas Filho continuou, em sua cadeira de rodas, dando cursos no Instituto de Biofísica, o qual ele mesmo fundou, em 1945.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;