Automóveis Titulo
Subaru Impreza WRX é arrancada máxima
Por Paulo Bittencourt
22/05/2003 | 20:40
Compartilhar notícia


Chegar aos 100 km/h no menor espaço de tempo é um dos objetivos dos engenheiros que trabalham no desenvolvimento de automóveis. É claro que também buscam outros parâmetros, mas mesmo nos modelos voltados para o uso familiar, perseguir as marcas de desempenho significa, antes de tudo, evolução tecnológica. No Impreza WRX, a versão esportiva do modelo, esse tempo está na casa dos 6s2 segundos. Só por aí já é possível imaginar que essa fera não está para brincadeiras.

A marca Subaru, que está completando dez anos de Brasil, é pouco conhecida, mas os consumidores de seus produtos são fiéis. No caso específico da versão esportiva do Impreza pode-se afirmar que ele tem uma legião de admiradores e seguidores. A fama de ligeirinho nasceu com a primeira geração que chegou ainda em 1993 com o nome de Impreza GT. Qual é o segredo para reunir tantos admiradores? Motor 2.0 Turbo e tração permanente nas quatro rodas.

A versão 2003 do modelo, cujas vendas começam nesta semana ao preço de R$123 mil, manteve a mesma receita mecânica, mas com importantes ajustes finos aplicados na suspensão, motor e câmbio. Potência e torque permaneceram os mesmos - 218 cv a 5.600 rpm e 29,8 mkgf a 3.600 rpm, mas o motor recebeu novas galerias para melhor troca de calor.

A estética também recebeu seus retoques. O conjunto óptico, por exemplo, que já havia passado por uma profunda reformulação no modelo 2002, agora ganhou novo desenho inspirado nas necessidades de iluminação surgidas durante as provas do rally mundial de velocidade, o laboratório de desenvolvimento e divulgação dos modelos da marca. O capô do motor, todo feito em alumínio, recebeu novo scoop (tomada de ar para o intercooler) e as lanternas traseiras estão maiores e mais visíveis. O arranjo se completa com as saias laterais e os espelhos retrovisores, ambos com novo desenho.

O interior do Impreza WRX é outro espetáculo. Os bancos, por exemplo, do estilo concha, seguram motorista e passageiro com total firmeza. O painel e quadro de instrumentos são dedicados ao culto da esportividade. O conta-giros ocupa lugar de destaque, bem no centro, facilitando a leitura em qualquer situação durante a “pilotagem”. Nas laterais outros aparelhos de navegação que elevam o compromisso desse esportivo com a velocidade. Qual a velocidade máxima? O fabricante declara 230 km/h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;