Internacional Titulo
Ministra suspende construçao de rampa no Vaticano
Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 17:18
Compartilhar notícia


A construçao de uma rampa de acesso ao estacionamento do Vaticano, perto da Basílica de Sao Pedro, foi suspensa por ordem da ministra da cultura italiana, Giovanna Melandri, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

Nos últimos dias houve uma série de polêmicas devido às recentes descobertas arqueológicas feitas durante a construçao da rampa de acesso ao estacionamento, a qual deverá facilitar o ingresso ao Vaticano dos milhares de turistas e peregrinos que chegarao a Roma por ocasiao do Jubileu do ano 2000.

A ministra decidiu nesta quarta-feira à noite adiar os trabalhos por 20 dias, para que uma comissao de peritos analise a fundo a dimensao das descobertas.

Os ecologistas italianos sao contrários à construçao do estacionamento subterrâneo do Vaticano, pois no local foram achados importantes restos arqueológicos.

"A casa de Agripina (mae do imperador Calígula, desterrada por Tibério no ano 33 depois de Cristo) nao deve ser tocada", afirmou a organizaçao ecológica Italia Nostra.

A construçao da rampa, na qual foram encontrados afrescos e salas decoradas, que ao que parece pertenciam à residência de Agripina, uma das mulheres mais poderosas da Antiguidade, é objeto de denúncias por parte de ecologistas, arqueólogos e historiadores.

O estacionamento subterrâneo, de seis pisos, com capacidade para receber 105 ônibus turísticos e 808 automóveis, é de propriedade do Vaticano, e o seu custo estimado em 1996 era de 22,3 milhoes de dólares, financiado em 50% pelo Estado italiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;