Política Titulo
Serra assume compromisso com Jogos de 2016
22/07/2010 | 08:52
Compartilhar notícia
Da AE


Empolgado com a apresentação feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro sobre os Jogos de 2016 no Rio, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fez promessa de investimentos em esporte, criticou a falta de política nacional para o setor, e foi taxativo ao afirmar que quem gerenciará os esforços para a preparação do País para o evento será o próximo governo.

O tucano não quis detalhar o assunto e não mencionou nomes, mas deixou claro que, caso seja eleito, não pretende aceitar a indicação do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, ao comando da APO (Autoridade Pública Olímpica). A criação e a regulamentação da APO foram enviadas ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio, e ainda estão tramitando.

A APO é um consórcio entre os governos federal, estadual e municipal para coordenar ações de planejamento e entrega de obras para a realização da Olimpíada de 2016. A criação da entidade foi acertada na época da candidatura do Rio à sede dos Jogos e é uma espécie de garantia oferecida pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional.

"Não há dúvida de que quem vai imprimir a direção do trabalho governamental nessa área vai ser o próximo governo. Se puder criar a APO antes, cria-se. Começa-se antes e o próximo governo retificará tudo aquilo que não considerar adequado", disse Serra, após entrevista coletiva na sede do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

O candidato recebeu das mãos do presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman, o Dossiê Olímpico e do judoca Flávio Canto, medalhista olímpico, uniforme da delegação brasileira dos Jogos. Serra disse que, se eleito, construirá centros de excelência regional para prática esportiva. O objetivo, segundo ele, é descentralizar os benefícios dos Jogos de 2016. De acordo com o candidato, instalações serão construídas em capitais e cidades do interior, com o objetivo de abrigar delegações estrangeiras que poderão vir ao Brasil antes da realização dos jogos.

"A construção desses centros não tem custo elevado e serão financiados pelo governo federal. Isso será um legado para todo o País", disse Serra. O candidato também defendeu a criação de política nacional de esporte, com incentivos para as práticas desportivas desde o colégio, e investimentos nos chamados atletas de alto rendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;