Cultura & Lazer Titulo Dança
Morte inspira coreografia de Sandro Borelli
Do Diário do Grande ABC
03/05/2012 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Fica em cartaz de hoje a domingo, na Galeria Olido, em São Paulo, a montagem 'Produto Perecível Laico', da Cia Borelli de Dança.

Criada pelo andreense Sandro Borelli, a coreografia é inspirada no poema 'A Morte', do catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), um dos maiores simbolistas da literatura brasileira.

A finitude, a angústia da perda e a solidão são alguns dos temas mais comuns no trabalho de Cruz e Sousa, que também flerta com o individualismo, põe em tudo uma pitada de sensualidade e faz marcações poéticas extremamente musicais.

Sem personagens definidos, o espetáculo é uma busca com sentimentos em movimento, repletos de signos e de dor, buscando evocar o grito sufocado e amargurado da dança da morte.

Alguém sofre a ponto de não aguentar mais, e começa a ser levado pelos demais, que se unem em gestos articulados para salvar o corpo em conflito. Aos poucos as movimentações vão ganhando forma, força e vigor.

O que antes era uma busca por vida, em cena vira uma reação transformadora em cadeia, solidária, na qual todos buscam transformar a si mesmos para conseguir com que o outro também aja.

A coreografia é interpretada por Alex Merino, Danilo Firmo, Mauricio Brugnolo, Maira Barbosa, Mariana Gomes e Alice Vasconcelos. O espetáculo foi contemplado, em 2010, pelo Programa Municipal de Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Augusto dos Anjos e Franz Kafka foram outros escritores cujas histórias foram personificadas nas obras de Borelli.

Produto Perecível Laico - Dança. Na Galeria Olido - Avenida São João, 473, São Paulo. Tel.: 3331-8399. Até domingo. 5ª a sáb., às 20h e dom., às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;