Memória Titulo
O grafite que decora a via do capitão João

O capitão João da avenida foi um grande proprietário de terras na Mauá do século 19

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Capitão João Franco da Rocha escreve sua história de vida em Mauá a partir da segunda metade do século 18, quando se torna proprietário de imensas faixas de terra no então bairro isolado paulistano. Mas, segundo o historiador Wanderley dos Santos, não é este o capitão João que dá nome à hoje avenida importante da cidade.

Em seu livro Mauá ano 20 (PMM, Imprensa Metodista, 1985), Wanderley informa que o capitão João da avenida chamava-se João José Barbosa Ortiz, nascido da Fazenda Bocaina, no início do século 19, exatamente no casarão hoje sede do Museu Barão de Mauá.

Wanderley dos Santos cita outros personagens desta fase mauaense: capitão Bento Barbosa Ortiz, sobrinho do capitão João Franco da Rocha; tenente Francisco Barbosa Ortiz, casado com dona Maria Joaquina da Conceição, pais do capitão Bento.

Em síntese: o capitão João da avenida foi um grande proprietário de terras na Mauá do século 19. Tem seu nome dado à chamada rua paralela à face poente, que foi Rua Capitão João em 1911 e transformou-se em Avenida Capitão João em 1962, segundo a Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura. 

VIA CENTENÁRIA
É esta Avenida Capitão João do novo milênio que ganha o ensaio fotográfico do repórter-fotográfico Orlando Filho, do Diário. Em destaque, os muros coloridos do grafite que moderniza a via do homem que viveu no século 19. 

ESCADA ROLANTE
No começo da Avenida Capitão João, a passarela/galeria de pedestres de Mauá, que interliga a parte alta à parte baixa da cidade. A escada rolante da passarela quebrou. Ao invés de conserta-la, de cuidar da manutenção, a Prefeitura de Mauá a eliminou. Ficou mais barato ($$$)? E as pessoas idosas, como ficam? E os munícipes com necessidades especiais? Como pensar a questão da acessibilidade? Mais uma vez, com a palavra o prefeito Oswaldo Dias.

Fausto Polesi 

O jornal News Seller sentiu, desde o início a possibilidade de ser o incentivador do esporte. O andreense José Veiga propôs a realização de uma corrida urbana noturna e o jornal criou a Corrida da Lanterna. Uma novidade na região. Veiga propôs e nós topamos. José Veiga era um idealista. Tudo fazia sem nada ganhar.

Fonte: entrevista gravada em 27-4-1988.

Reencontro 

Economistas formados em 1958 pela Faeco, da Fundação Santo André, reúnem-se hoje, às 12h, no Primeiro de Maio FC. Segundo o organizador do reencontro, Mituo Teramae, é a primeira vez que isso acontece desde a formatura.

Dos 29 formandos, 12 faleceram e um não foi localizado. Dos 16 restantes, um foi localizado em Atibaia, outro em Águas de São Pedro e um terceiro em Santana de Parnaíba. Os demais moram em São Paulo e no Grande ABC. Todos estão com 74 anos ou mais.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 27 de setembro de 1981 

Manchete - Gravação registra história dos bois ofertados a Grillo (prefeito de Santo André)

Santo André - Favela Guarará ganha posto médico.

Mauá - Viaduto da Saudade chamará Minas Gerais.

Movimento sindical - Metalúrgicos debatem processo eleitoral em Santo André; acordo de solidariedade firmado entre as chapas 2 e 3.

Futebol - Pela 26ª vez Santo André e Aliança fazem hoje, no Estádio Bruno Daniel, o clássico de maior rivalidade do Grande ABC: nos 25 jogos, foram 10 empates, oito vitórias do Santo André e sete do Aliança.

EM 27 DE SETEMBRO DE... 

1944 - Fundada a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec). 

1954 - Vai ao ar a Rádio ABC. E Santo André ganha a sua segunda emissora de rádio - a primeira foi a Rádio Clube, hoje Trianon. 

1981 - Pixote, filme de Hector Babenco com o jovem ator de Diadema, premiado em dois festivais do cinema internacional.

Trabalhadores

Nascem em 27 de setembro: 

1930 - Dalva Eugênia Maciel, da Bahia. Operária da CBC. Residia à Rua S, s/nº, em Vila Nova, Santo André.

1931 - Heodolina de Souza Amorim, da Bahia. Operária da CBC. Residia à Rua do Correio, em Santo André.

1934 - João Silvério de Souza, de Pernambuco. Ajudante de laboratório da Fontoura White. Residia à Rua Antonio Martorelli, 1.

1935 - Valter Guimarães, de São Paulo. Encanador da Eletrocloro. Residia à Rua Capitão José Gallo, 1382, em Ribeirão Pires.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia da Caridade, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Internacional do Idoso, Dia Nacional do Doador de Órgãos. Dia Nacional do Surdo e Dia da Música Popular Brasileira.

SANTOS DO DIA

Fidêncio, Florentino e Vicente de Paulo.

São Vicente de Paulo (Pouy, França, 24-4-1581 - Paris 27-9-1660). Fundou as congregações: Confraria das Damas da Caridade, Servos dos Pobres, Padres da Missão, Padres Lazaristas e Filhas de Caridade.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

FALECIMENTOS 

Na primeira quinzena de setembro faleceram, em Santo André, 58 pessoas com 80 anos ou mais, segundo o Serviço Funerário Municipal. Dos falecidos, 14 tinham idades entre 90 e 100 anos.

Maria de Souza Bonioli, 100. Dia 14.

Gabriela Luiza Jesus, 99. Dia 9.

Octavio Vicente, 95. Dia 5.

Hilda Fausto da Silva, 95. Dia 5.

Sebastiana Pereira Lima, 92. Dia 13.

Anna Vilanski, 92. Dia 8.

Adelaide Battistini, 92. Dia 10.

Apparecida Fachinelli Fedrigo, 91. Dia 1º.

Olga Gross, 91. Dia 3.

Noris Correa Fernandes, 91. Dia 5.

Mieko Miyake, 90. Dia 2.

Mario Levada, 90. Dia 12.

Irene Aureliana dos Santos, 90. Dia 7.

Carmela Banin Grijo, 90. Dia 13. 

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)

Abrahão Bezerra, 92. Natural de Caruaru (PE). Dia 23.

Norativa Cecília da Conceição, 91. Natural de Silveiras (SP). Dia 21.

Anna Calvo Camargo, 86. Dia 19.

Silvio Martinelli, 83. Natural de Sertãozinho (SP). Dia 20.

Dirce Martins Pavani, 82. Natural de São Paulo (SP). Dia 22.

José Pessoa de Brito, 78. Natural de São José de Piranhas (PB). Dia 22.

Elda Furlan, 77. Natural de Urupês (SP). Dia 19.

Antonio das Dores Pereira da Conceição, 56. Natural de Francisco Ayres (PI). Dia 21.

Josimar Faustino Rodrigues, 46. Natural de Campinas do Piauí (PI). Dia 19.

Dirceu Francisco Lopes, 43. Natural de São Caetano. Dia 22.

Durval Rocato Buges, 41. Natural de Cambará (PR). Dia 23.

Dimas do Espírito Santo, 35 anos. Natural de São Caetano. Dia 21.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;