Internacional Titulo
Astronautas da Discovery terminam caminhada espacial
Do Diário do Grande ABC
30/05/1999 | 16:46
Compartilhar notícia


Os astronautas da Discovery concluíram na madrugada deste domingo uma caminhada espacial de oito horas, deixando na nova estaçao espacial as ferramentas necessárias a outros trabalhos de armaçao e manutençao a bordo. Os astronautas Tamara Jernigan e Daniel Barry voltaram ao aviao orbital depois da caminhada. A grua e outras ferramentas serao utilizadas pelos astronautas que trabalharao futuramente na estao espacial com aparelhos maiores e mais pesados.

Trabalhando a 390 quilômetros de altura, os astronautas instalaram dois estribos e colocaram uma máscara de reduçao do resplendor em um ponto de acoplamento. A caminhada espacial foi programada para seis horas de duraçao, mas foi estendida para que os astronautas realizassem tarefas adicionais, inclusive fotografando o exterior da estaçao.

Houve apenas alguns inconvenientes menores. Jernigan teve que utilizar ferramentas adicionais e fazer mais força do que o esperado para afrouxar parafusos de sustentaçao da grua, enquanto lutava contra um novo sistema de comunicaçoes que falhou em algumas ocasioes. Concluído seu trabalho no lado externo da estaçao, os astronautas puderam se concentrar no interior. Os sete tripulantes têm programado entrar na estaçao ainda esta noite para iniciar alguns reparos e carregar um total de 1.642 quilos de materiais diversos.

A Discovery continuará acoplada à estaçao espacial, que mede 23 metros e pesa 31.752 kilos, até quinta-feira à noite, regressando à Terra em 6 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;