Política Titulo
Mercadante 'joga' governo de SP para Marta e Haddad
Matheus Adami
Do Diário do Grande ABC
23/02/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


Em visita ao Grande ABC, ontem, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ‘passou adiante' o bastão para uma provável candidatura ao governo do Estado nas eleições deste ano. Entre os nomes lembrados pelo parlamentar, estão o do ministro da Educação, Fernando Haddad, e o da ex-prefeita da Capital Marta Suplicy.

Em Santo André, onde almoçou com integrantes do PT municipal, o senador afirmou que prefere continuar no Senado, em vez de tentar o Palácio dos Bandeirantes. "Na minha visão, eu vou tentar novamente o Senado. E o PT tem excelentes nomes para São Paulo", disse o senador, que também esteve em Mauá com o prefeito Oswaldo Dias (PT).

Além de Marta e Haddad, outros dois nomes foram colocados por Mercadante: o do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e o do senador Eduardo Suplicy.

De acordo com Mercadante, a legenda só deve decidir se terá ou não candidatura própria em março. Isso porque os petistas ainda contam com o deputado federal Ciro Gomes (PSB) para a disputa do governo paulista.

Segundo o senador, a candidatura de Ciro "só depende dele". "Vamos aguardar a definição dele. O PT está aberto e queremos o Ciro nesse projeto", emendou.

Ciro, na avaliação do senador, é o único candidato que faria o PT abrir mão de uma candidatura própria.

Os motivos alegados por Mercadante para ‘evitar' o Palácio dos Bandeirantes são a função estratégica desempenhada no Congresso e as boas projeções para o pleito eleitoral deste ano.

"As pesquisas me colocam em primeiro lugar na preferência. Além disso, precisamos de análise. Nunca saí da liderança do PT no Senado pela função estratégica. Meu papel, na minha avaliação, é continuar no Senado", reafirmou Mercadante.

O político, no entanto, disse que se sente "muito honrado" com a possibilidade de encabeçar a disputa pelo governo estadual, embora bata na tecla de que se sente mais confortável em Brasília. "O próximo Senado terá uma cara diferente. Dois senadores experientes do PT, que são o a Ideli Salvatti (SC) e Tião Viana (AC) não farão parte", disse.

Em 2006, o economista do PT foi derrotado por José Serra (PSDB) no pleito para o governo paulista.

OTIMISMO - A derrota de Mercadante para Serra há quatro anos foi uma das mais recentes do PT para os tucanos no Estado de São Paulo. "Há um ambiente de insatisfação, uma fadiga de material em São Paulo. Sinto que todas as condições estão a nosso favor", afirmou Mercadante.

O PSDB comanda o Palácio dos Bandeirantes desde 1995, quando Mário Covas foi eleito. Seguiram-se os governos de Geraldo Alckmin (2001) e José Serra (2007). Para este ano, Alckmin deve ser o nome do PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;