Internacional Titulo
Negroponte promete 'verdade absoluta' como chefe da Inteligência
Da AFP
12/04/2005 | 19:23
Compartilhar notícia


O novo diretor nacional de inteligência (DNI) dos Estados Unidos eleito por George W. Bush, John Negroponte, prometeu nesta terça-feira que toda a informação recolhida em sua gestão não será ocultada ou modificada com objetivos políticos. "O presidente merece de seu diretor nacional de inteligência a verdade absoluta", disse ele aos membros da Comissão de Inteligência do Senado, durante sua audiência de confirmação ao cargo.

A promessa de transparência de Negroponte ocorre no momento em que os senadores questionam severamente os fracassos e o mau funcionamento da comunidade de espionagem americana acusada, entre outras coisas, de modificar as informações de inteligência antes da invasão do Iraque, exagerando a ameaça que representava o regime de Saddam Hussein.

Se for confirmado pelo Senado como chefe de inteligência, Negroponte terá que coordenar as 15 agências de inteligência dos Estados Unidos e será o principal assessor do presidente em matéria de inteligência.

"Devemos assegurar um genuíno trabalho de equipe entre as agências de inteligência militares, estrangeiras e nacionais, cooperando com imaginação e diligência", disse, prometendo que tentará criar "uma comunidade de inteligência que coopere com perfeição".

"Meu trabalho, se confirmado, será assegurar que a comunidade trabalhe como uma empresa integrada, unificada e econômica, fornecendo ao presidente, a seu gabinete, aos serviços armados e ao Congresso o melhor produto possível de inteligência de forma regular", explicou Negroponte na sessão.

"A boa inteligência é nossa primeira linha de defesa. É difícil e às vezes até perigoso produzir, mas é a melhor forma para nos assegurarmos de que a liberdade, a democracia e nossa segurança nacional esteja protegida no século XXI", acrescentou.

O novo cargo de diretor nacional de inteligência foi proposto pela comissão que investigou as falhas que culminaram nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

O DNI, criado em dezembro como parte de uma ambiciosa reforma de inteligência, terá autoridade sobre as 15 agências do setor.

Até o mês passado, Negroponte desempenhou durante nove meses o cargo de embaixador no Iraque, onde comandou uma embaixada com cerca de 1,7 mil funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;