Internacional Titulo
Peste avícola provoca conjuntivite na Holanda
Da AFP
22/04/2003 | 22:59
Compartilhar notícia


A peste avícola provocou cerca de 70 casos de conjuntivite entre as pessoas encarregadas de abater e destruir os aviários contaminados pela conhecida Gripe do frango na Holanda, afirmou terça-feira o Ministério da Saúde, citando números de anteriores ao final de semana.

“Cerca de 70 pessoas apresentaram conjuntivite após contrair o vírus da peste avícola”, disse um porta-voz do ministério, Bas Kuip.

Precaução – O pessoal encarregado pelas autoridades do combate da propagação da epidemia é vacinado contra a gripe e toma medicamento preventivo.

Segundo a comunidade científica, a variante do vírus identificado na Holanda não provoca conjuntivite no homem.

Possibilidade – Entretanto, existe o perigo de uma pessoa com gripe ser infectada pelo vírus da peste avícola, explicou na televisão pública holandesa o virólogo Albert Osterhaus.

“O contato entre dois vírus pode produzir uma nova variante no doente”, disse o especialista.

Um processo parecido já foi verificado em Hong Kong em 1997, com a criação de um microorganismo mortal para o ser humano.

Na Holanda, o Ministério da Agricultura anunciou no sábado que foi encontrado o vírus da peste avícola no pulmão de um veterinário que morreu de pneumonia crônica na última quinta-feira em um hospital de Bois-Le-Duc (sul).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;