Política Titulo
Prefeitura de Ribeirão deu alvará para construção irregular, diz promotora
Tathiana Barbar
Do Diário do Grande ABC
22/12/2003 | 21:43
Compartilhar notícia


A promotora de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo de Ribeirão Pires, Thelma Thais Cavarzere, afirmou nesta segunda que a Prefeitura concedeu alvará de construção a uma pessoa física que pretende construir um prédio comercial na Praça Sabará. No entanto, segundo a promotora, a construção é irregular, por causa da Lei Estadual de Proteção de Mananciais. “A lei diz que um terreno só pode ter 20% de área construída, o que não acontecerá com este prédio”, explicou.

Segundo Thelma, esse alvará fere dispositivo de lei estadual de proteção de mananciais que autoriza apenas 20% da ocupação de um terreno para área construída, além de uma vez a área do terreno de aproveitamento, ou seja, se o terreno tem 500 m², só se pode ter de área construída 100 m². “Esse prédio excede os limites da lei estadual, porque em um lote de 412,27 m², com a construção de um prédio de cinco andares, totalizaria 1.237,80 m² de área construída”, explicou.

Para a promotora, o secretário de Desenvolvimento Sustentado da Prefeitura, Luciano Roda, disse que a lei municipal autoriza 64,6% de ocupação do imóvel, além de cinco vezes a área do terreno de aproveitamento e alegou que a lei estadual atrapalha o crescimento do município. “Entretanto, a lei municipal é de 1995, muito posterior à lei estadual de 1976, totalmente contrária à municipal”, destacou.

Lote mínimo – Thelma disse também que o lote mínimo em áreas densamente ocupadas deve corresponder a 500 m². “Isso que a Prefeitura está fazendo pode acasionar perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por até cinco anos”, reiterou. As obras devem ser iniciadas em janeiro, quando a fiscalização do Departamento de Uso do Solo Metropolitano da Secretaria de Estado do Meio Ambiente não estará tão ativa em virtude das férias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;