Economia Titulo
Franquia oferece menor risco para novatos
Marcelo Picolo
Da Redaçao
04/12/1999 | 17:40
Compartilhar notícia


O primeiro passo para o empresário que quer investir em um novo negócio é juntar dinheiro. Depois, o problema passa a ser outro: a escolha. Afinal, qual seria exatamente a melhor opçao? Muitos pesquisam e querem saber se é vantajoso abrir uma lanchonete, restaurante, butique, perfumaria ou algumas das outras centenas de atividades disponíveis no mercado. O risco, na verdade, existe em qualquer uma delas. A opçao por uma franquia, garante a Associaçao Brasileira de Franchising, é a que oferece menos riscos, de acordo com pesquisas feitas pela entidade.

Os dados da pesquisa mostram que apenas 3% dos empreendedores que apostam na franquia falem. Em contrapartida, 70% dos outros negócios, que sao abertos aleatoriamente por conta do investidor, nao dao certo e acabam em dois anos.

A pesquisa pode até parecer tendenciosa, mas é nessa segurança que grande parte dos novos empreendedores do franchising costuma se apoiar para fazer sua opçao. A franquia, na verdade, passa a imagem de ser mais segura de que outros negócios. No entanto, o lucro também pode ser menor em alguns casos. Mas, levando em consideraçao que várias empresas falem por inexperiência do empreendedor ou por uma idéia malsucedida, diante da segurança desse investimento, parece ser um bom negócio optar pelas franquias.

Por outro lado, a criatividade nesse negócio para o investidor praticamente nao existe. Esse quesito ficou por conta do autor da idéia que, antes de a franquear, obteve tanto sucesso que decidiu difundi-la para outros pontos e para novos empresários. O franqueador, portanto, ganha a cada unidade espalhada, a cada centavo faturado pelo franqueado (o famoso royalty) e a cada cota de publicidade de seu empreendimento.

Mas e o franqueado? Onde ele lucra? O empresário do franchising tem uma vantagem que nenhum outro tem: o direito de explorar uma marca já consolidada no mercado. Dependendo do ponto - que, por sinal, também terá toda assessoria na hora de escolhê-lo -, o negócio pode dar bastante lucro. O consumidor costuma dar preferência a serviços de redes que ele já conhece. Muitos outros negócios, que nao sao tao conhecidos no ramo, costumam falir justamente por isso: pela concorrência das marcas fortes. O franqueado, portanto, terá toda a infra-estrutura que precisar. Vai ser orientado quanto a know-how, a maneira de melhor gerenciar o empreendimento e vários outros itens que seguem a qualidade exigida pelo criador da idéia. Procedimento - A recomendaçao da ABF para quem quer explorar uma marca franqueada é comparecer à entidade e se inscrever, antes, em um curso ministrado pela própria instituiçao. Essas atividades, denominadas de Entendendo Franchising, explicam minuciosamente os riscos e as vantagens para o investidor. Ajudam também a escolher o ramo de atividade que melhor se adaptaria aos interessados. Depois, o futuro empreendedor, com todos os subsídios necessários e dúvidas esclarecidas, já saberá como abordar o franqueador para fechar o negócio.

O curso tem duraçao de um dia e é realizado na sede da ABF sempre às quintas-feiras em período integral. As inscriçoes sao de R$ 100 para os nao associados, R$ 70 para sócios e R$ 35 para estudantes. Os matriculados terao direito a café, lanche, apostila e certificado. As informaçoes sobre o curso podem ser obtidas pelo fone 573-9496. A ABF fica na alameda Iraé, 276, Moema, Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;