Internacional Titulo
Fracassa negociação na ONU e Rússia apresenta texto sobre Líbano
Do Diário OnLine
Com Agências
10/08/2006 | 21:20
Compartilhar notícia


As negociações na ONU sobre uma resolução do Conselho de Segurança que permita pôr fim ao conflito no Líbano fracassaram nesta quinta-feira e, agora, a Rússia apresentará um texto pedindo um cessar-fogo humanitário, anunciou o embaixador russo, Vitaly Tchurkine.

"Os americanos e franceses não conseguiram se entender e continuam suas discussões. Esta noite (quinta-feira), a Federação Russa apresentará ao Conselho de Segurança um projeto de resolução para um cessar-fogo humanitário, pedindo um cessar imediato das hostilidades por 72 horas", disse Tchurkine à imprensa.

O diplomata manifestou sua intenção de obter um texto definitivo na última hora desta quinta-feira para ser votado na sexta.

O embaixador deu suas declarações ao final de uma reunião dos cinco "grandes" do Conselho de Segurança (China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Estados Unidos).

O chefe da diplomacia libanesa, Fawzi Sallukh, já tinha rejeitado hoje as duas versões do projeto, alegando que os textos não convocam "um cessar-fogo imediato".

"Recebemos o texto do projeto de resolução, as versões de França e Estados Unidos", disse o chanceler libanês, entrevistado pela rede de TV do Qatar Al-Jazeera.

"Há reuniões em andamento para resolver as diferenças entre as partes. Mas nenhum dos dois textos responde às aspirações libanesas, principalmente porque não convocam um cessar-fogo imediato", explicou Sallukh.

Mais cedo, o embaixador dos Estados Unidos na ONU, John Bolton, comentou que as discussões diplomáticas sobre os termos de uma resolução prosseguiam, mas que algumas questões continuavam sem solução.

"Nós continuamos a discutir, há sempre pontos não resolvidos, questões sobre as quais nós trabalhamos", declarou à imprensa após uma reunião de duas horas com seu colega francês, Jean-Marc de La Sablière, e uma delegação da Liga Árabe liderada por seu secretário-geral, Amr Mussa.

"Estamos envolvidos em negociações contínuas e sempre trabalhamos por uma solução durável" para o conflito, acrescentou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;