Economia Titulo
Economia espanhola cresce 3,9% no quarto trimestre
Do Diário do Grande ABC
23/02/2000 | 14:36
Compartilhar notícia


A economia da Espanha cresceu 3,9% anuais no quarto trimestre do ano passado, puxada por uma aumento das exportaçoes. A alta do Produto Interno Bruto (PIB) foi maior do que o esperado e ocorreu após um aumento de 3,8% no terceiro trimestre. Ao longo de 99, o PIB avançou 3,7%, patamar inferior aos 4% de 1998.

Os resultados sao especialmente positivos para o presidente do governo José María Aznar, que tentará se reeleger em 12 de março. Mas Aznar, no comando de uma das economias mais fortes entre os 11 países da UE que adotaram o euro em janeiro do ano passado, terá de enfrentar duras críticas por uma taxa de desemprego de mais de 15%, a mais alta da aliança econômica.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, responsável pelo cálculo do índice, a economia atravessa uma fase de expansao, estimulada pela crescente demanda estrangeira por produtos espanhóis. Isso vem equilibrando o recuo do consumo interno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;