Política Titulo
Bens de traficantes apodrecem em depósitos do governo
Do Diário do Grande ABC
16/04/2000 | 18:55
Compartilhar notícia


O Fundo Nacional Antidrogas (Funad), criado para gerir recursos destinados ao combate ao tráfico de drogas, está perdendo milhoes de reais por causa da burocracia pública. Centenas de carros, imóveis e até avioes apreendidos em poder de traficantes estao apodrecendo em pátios de delegacias ou depósitos do governo, aguardando leilao.

Segundo o último levantamento da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), feito no fim de 1999, mais de 50 avioes, apreendidos nos últimos dois anos, estao disponíveis para ir a leilao. Alguns estao sendo destinados aos governos estaduais, que só devem os usar em operaçoes de combate ao narcotráfico. Muitos sao avioes novos que se deterioram por falta de manutençao e uso.

Ninguém sabe quantos milhoes de reais seriam arrecadados pelo governo com a venda dos bens apreendidos com traficantes. Só no fim de março, o juiz de Alvorada D' Oeste (RO) confiscou sete fazendas, casas e diversos automóveis em poder de um traficante. Hoje, existem pelo menos 12 fazendas tomadas pela Uniao - uma delas, localizada na Chapada dos Guimaraes, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso.

Ao todo, estao à disposiçao do governo 60 lotes, terrenos, fazendas, casas, salas comerciais e apartamentos. De um só traficante, a Polícia Federal (PF) apreendeu 36 terrenos em Campo Grande (MS). Outros 11 imóveis foram apreendidos com o narcotráfico, mas ainda estao aguardando julgamento para serem liberados para leilao. Entre eles, mais duas fazendas em Rondônia, sendo uma delas com 15 mil hectares. Além disso, o governo deverá ganhar dois apartamentos de cobertura na Tijuca e outro em Jacarepaguá, no Rio.

Hoje, existe uma frota de 610 carros prontos para serem leiloados, mas que apodrecem nos pátios dos orgaos públicos. Mais da metade - cerca de 330 - está em Sao Paulo, o Estado onde há maior número de carros apreendidos com traficantes. O restante está espalhado pelo país.

A Senad só conseguiu, em 1999, arrecadar pouco mais de R$ 125 mil com os leiloes de carros, imóveis e outros bens apreendidos com traficantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;