Economia Titulo
Perfil do Shopping Sao Caetano será mudado em 2001
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
25/12/2000 | 18:57
Compartilhar notícia


O Shopping Sao Caetano está mudando o seu perfil e se tornando um centro empresarial. Por conta de dificuldades de atraçao de grandes redes e a concorrência com centros de compras do Grande ABC e de Sao Paulo, que inviabilizaram a revitalizaçao de sua atividade comercial, o empreendimento resolveu adotar uma nova estratégia: agregar empresas de serviços às lojas que possui. Com o plano, que incluirá a mudança de nome - passará a se chamar em breve Centro Empresarial e Comercial de Sao Caetano -, a administraçao espera ampliar o nível de ocupaçao do local e torná-lo um negócio rentável.

Com área construída de 40 mil m² e estrutura que compreende ar-condicionado central, segurança, estacionamento gratuito e outros requisitos, a administraçao já acertou contrato com Brastemp, Garantech e a AT&T, segundo o gerente de marketing do shopping, Raul Marcondes Furlan. As duas primeiras deverao montar salas de call center no segundo andar no primeiro semestre do ano que vem, enquanto a segunda colocará em funcionamento até janeiro no sexto piso (área do estacionamento) seu novo centro de transmissao de dados por fibra ótica.

De acordo com Ricardo Antonelli, consultor do Departamento de Serviços Ocupantes da Richard Ellis, empresa que fez a prospecçao de área para a AT&T, o estoque de prédios no Grande ABC de boa qualidade para a operaçao de uma grande empresa de telecomunicaçoes como essa nao é muito grande e o centro de compras se encaixa bem no perfil desejado.

Antonelli citou que o shopping fica em local alto, que facilita a transmissao de dados, tem ar-condicionado central e pavimento com mais de 800 m² que permite a operaçao da empresa em um único piso. "Menos que isso, obrigaria a empresa a ficar verticalizada." Além disso, o prédio tem estrutura que suporta carga de mais de 500 quilos por m² - os equipamentos da central da AT&T sao pesados - e possui grande capacidade energética para que nao seja necessária a instalaçao de uma subestaçao exclusiva.

As obras de reforma para as novas operaçoes no segundo piso já começaram e devem estar concluídas no próximo mês. Furlan explicou que o térreo passará a concentrar as lojas do centro de compras, que de 192 pontos-de-vendas passará a ter 90, todas nesse piso. "O térreo já está quase 100% locado, só faltam duas lojas", disse. A praça de alimentaçao e os cinemas serao mantidos e o local continuará com lojas como Boticário, Fiescot e Lojas do Gugu. Ele acrescentou que o shopping nao está fazendo investimentos, já que a montagem é por conta das empresas. A reforma do primeiro piso ainda dependerá de grupos interessados, mas já foram iniciadas negociaçoes, garantiu o gerente.

Furlan explicou os motivos da estratégia. "Fizemos um trabalho de revitalizaçao, mas percebemos que as empresas do ramo (franquias e outras redes do varejo) nao estavam dispostas a investir e resolvemos transformar o local em centro empresarial." Ele avaliou que esse problema se deve ao fato de o público consumidor de cidades que sao satélites de Sao Paulo se deslocarem para comprar fora de seus municípios, problema que se agrava em Sao Caetano, pela proximidade com a capital. "E o Shopping Sao Caetano nao tem fôlego para competir com um Shopping Morumbi ou Center Norte, por exemplo."

Para essa alteraçao de perfil, o local vem contando com o auxílio da Prefeitura do município, que tem um programa de ocupaçao dos espaços ociosos da cidade. De acordo com o assessor de Assuntos Especiais da Prefeitura, José Antonio Benedetti, muitas empresas de serviços vao atraídas para o município pela alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) que varia de 0,25% a 0,5%, e a administraçao municipal indica locais ociosos que as poderiam abrigar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;