Política Titulo
Mais 30 narcotraficantes podem ser presos
Do Diário do Grande ABC
14/11/1999 | 17:59
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal (MPF) deverá pedir esta semana a prisao preventiva de 35 envolvidos com o tráfico internacional de drogas e grupos de extermínio no Acre. Da lista, apenas quatro ou cinco já estao presos em Brasília. Entre os que podem ser presos estariam empresários e pessoas influentes no Estado. Os pedidos estao sendo preparados pelos procuradores Roberto Santoro e Raquel Dodge e devem ser analisados pelo juiz Pedro Francisco da Silva, da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal, o mesmo que já expediu 29 pedidos e prisoes temporárias e preventivas do grupo do ex-deputado Hildebrando Pascoal.

As denúncias estao fundamentadas nas investigaçoes feitas pela CPI do Narcotráfico, que por duas vezes esteve instalada em Rio Branco e tomou os depoimentos dos empresários Raimundo Damasceno, Abrahao Cândido e Edilberto Pinheiro, que negaram envolvimento com o crime organizado.

Cerca de 20 homens das polícias civil e militar estao desde sexta-feira (12) vasculhando fazendas e cidades próximas da capital acreana para encontrar o vereador Alípio Ferreira (PPB) e o dentista Sete Pascoal, irmao de Hildebrando. Alípio e Sete estao com prisao decretada pelo juiz da Vara do Tribunal do Júri Marco Antonio Barbosa e desapareceram da cidade. Os dois sao acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) de participar do assassinato e esquartejamento do motorista Agilson Santos Firmino, o Baiano. Alípio teria emprestado um armazém para manter Baiano em cativeiro antes de ser torturado, castrado e mutilado.

As prisoes só foram possíveis mediante informaçoes de 13 testemunhas do MPE. Todas serao incluídas no Programa de Proteçao à Testemunha do Ministério da Justiça. Três delas indicaram a localizaçao do cemitério clandestino onde a Polícia Federal encontrou três ossadas de pessoas supostamente mortas pelos homens de Hildebrando.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou a ex-presidente da Fundaçao de Bem-Estar Social do Acre (Funbesa) Kelly Pessoa da Silva, mulher do deputado estadual José Aleksandro (PFL/AC), a devolver 200 UPFs - cerca de duzentos reais - aos cofres do Estado pela má utilizaçao do dinheiro da Funbesa durante o ano de 1998. Apesar do pequeno valor, Kelly recorreu mas o TCE manteve a condenaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;