Internacional Titulo
Bush procura eleitores católicos do Texas
Da AFP
03/08/2004 | 22:14
Compartilhar notícia


O presidente americano, George W. Bush, visitou nesta terça-feira o Texas, Estado que já governou, e se reuniu com membros de uma organização de caridade católica em campanha pela reeleição em novembro deste ano.

"Vocês têm um amigo nesta administração", disse Bush, republicano e protestante, aos membros da organização Knights of Columbus.

Em seu discurso, o presidente americano defendeu sua polícia de permitir que organizações religiosas recebam fundos do governo para as ações de caridade. "Nossa meta é acabar com a injusta discriminação do governo contra as organizações de caridade apoiadas na fé, e estamos fazendo progressos significativos neste sentido", acrescentou.

Bush falou também de sua conversa com o papa João Paulo II no Vaticano, em junho deste ano: "Estar na presença do papa é uma experiência fabulosa". Na ocasião, João Paulo II, apesar de ter se declarado contra a guerra no Iraque, elogiou Bush por condenar o aborto e defender a família.

O presidente fez questão de ressaltar os esforços de seu governo em favor das famílias pobres e das minorias étnicas. Além disso, lembrou que seu irmão Jeb, governador do Estado da Flórida e católico convertido, é membro da Knights of Columbus.

O adversário democrata de Bush, o senador John Kerry, é católico e se refere a sua religião com muito menos freqüência do que o presidente.

Nos Estados Unidos há cerca de 65 milhões de católicos batizados, que representam cerca de 23% da população, mas até hoje o país só teve um presidente católico, John F. Kennedy, por quem Kerry não esconde sua admiração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;