Internacional Titulo
Cuba quer reviver época das locomotivas a vapor
Das Agências
29/03/2001 | 14:47
Compartilhar notícia


Cuba planeja reviver a época das locomotivas a vapor em pleno século XXI, para empregá-las no transporte de passageiros a curta e média distâncias, e na indústria açucareira, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Especialistas do Instituto de Pesquisas do Transporte estimam que Cuba é capaz de construir uma locomotiva a vapor de nova geração, com potência de 800 cavalos, assinala o jornal oficial Granma. Ela seria empregada na indústria açucareira, em Cuba há 155 engenhos, e no transporte de passageiros a curta e média distâncias.

A máquina projetada para a ilha, cujo transporte ferroviário foi gravemente afetado pela crise econômica, tem autonomia de 10 horas, sem necessidade de abastecimento de combustível ou água, indica o jornal.

Os estudos dão conta de que construir uma máquina a vapor é muito mais barato do que comprar no mercado internacional uma locomotiva a diesel, que custa US$ 800 mil sem incluir o frete marítimo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;