Política Titulo
Baptista assume com promessa de mudança no alto escalao
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 19:35
Compartilhar notícia


O novo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, 67 anos, toma posse terça-feira, às 10 horas, na base aérea da capital, e já anunciou que poderá fazer mudanças no Alto Comando da Força. Uma reuniao com duraçao prevista para dois dias será convocada para discutir desde a venda das açoes da Embraer até a substituiçao do 'Sucatao`, o boeing da FAB que serve ao presidente da República em viagens internacionais. 'A Aeronáutica está sucateada``, criticou Baptista. 'Por isso sou a favor de um aviao melhor para o presidente``, defendeu o novo Comandante da Aeronáutica.

O brigadeiro conseguiu evitar a renúncia coletiva de quatro brigadeiros do Alto Comando da força em solidariedade ao ex-comandante da Aeronáutica, Walter Werner Bräuer. Baptista, entretanto, aceitou que todos prestassem solidariedade a Brauer, até se incorporou a elas, e ainda ouviu críticas ao ministério da Defesa. O brigadeiro Nelson Taveira, que é do Estado Maior do Ministério da Defesa, assistiu ao encontro. A maior queixa foi a de que Élcio Alvares nao consultou os brigadeiros para escolher o novo comandante. 'A solidariedade foi nao só a mim mas ao comandante que está saindo``, revelou Baptista.

Ele admite que as mudanças serao necessárias para acomodar o Alto Comando. Elas serao realizadas através do preenchimento de duas novas vagas: seu substituto no Superior Tribunal Militar e outra de adido militar em Genebra. O mais cotado para a vaga do STM é o atual chefe do Estado Maior da Aeronáutica, brigadeiro Marcus Herndl, muito ligado a Brauer, e que foi preterido para o Comando da Aeronáutica. Para a segunda vaga, Baptista poderá convidar o próprio Brauer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;