Cultura & Lazer Titulo
Walt Disney completa 34 anos de morte
Das Agências
14/12/2000 | 10:59
Compartilhar notícia


Walt Elias Disney, pai do camundongo mais famoso do mundo, faleceu em 15 de dezembro de 1966, depois de ter elevado o desenho animado à condiçao de arte e de ter criado um verdadeiro império da indústria do entretenimento.

A história de Disney começou em um trem, em 1928, quando um jovem desenhista de 27 anos cria um rato que veste calçao e tem um nome: Mortimer, que logo se transformaria em Mickey. Na realidade, o primeiro personagem criado por Walt foi o Coelho Oswald, mas era Mickey que estava destinado ao sucesso, mesmo em sua estréia como coadjuvante.

O primeiro desenho com Mickey (``Steamboat Willie') aparece nas telas de cinema de Nova York em 18 de novembro de 1928, e é um êxito imediato. O personagem se converte em estrela cinematográfica que protagonizará um total de 119 desenhos animados.

A família Disney cresce pouco a pouco com a chegada do irascível Pato Donald e o cachorro Pluto, que acompanham Mickey em suas aventuras antes de ganhar espaço próprio.

Por causa do sucesso de seus personagens, Disney consegue independência financeira e, em 1938, abandona os antiquados estúdios em que trabalha para instalar-se nos estúdios Burbank, na Califórnia, onde dará vida a uma série de desenhos animados e outros filmes. ``Eu nao faço filmes apenas para ganhar dinheiro. Eu ganho dinheiro para fazer mais filmes', costumava dizer.

Depois de ``Branca de Neve e os sete anoes' (1937), primeiro longa-metragem de desenho animado em cores, Disney faz ``Pinóquio' e ``Fantasia' (1940) - considerado uma obra-prima do gênero -, ``Dumbo' (1941) e ``Bambi (1942). Dentro da política de boa vizinhança dos Estados Unidos em relaçao ao Brasil, produz ``Alô, amigos' (1943) e ``Você já foi à Bahia?' (1944), em que apresenta um personagem tipicamente brasileiro, o papagaio Zé Carioca.

Cria também uma indústria de produtos vinculados a seus personagens: bonecos, quadrinhos, discos, roupas, etc.

Em 1949, começa a produzir longas-metragens com atores: ``A ilha do tesouro', ``20 mil léguas submarinas', entre outros. Na televisao, um de seus produtos de maior sucesso foi a recriaçao do personagem Zorro, no seriado estrelado pelo gala Guy Williams. E, em 1965, materializa um antigo sonho: constrói um parque de diversoes, a Disneylândia, perto de Los Angeles.

Famoso em todo mundo, ganhador de 29 Oscars em vinte e cinco anos de carreira (um recorde absoluto), Disney - ou ``Tio Walt' para seus compatriotas - também foi, durante mais de vinte anos, um informante do FBI.

Segundo documentos publicados em 1993 por Marc Eliot, na biografia intitulada ``Walt Disney, príncipe negro de Hollywood', o ``Tio Walt' teria obtido estatuto de agente especial denunciando ante as autoridades as supostas atividades ``comunistas' ou ``subversivas' dentro dos estúdios californianos.

Seus informes foram transmitidos nos anos 50 à comissao de atividades antiamericanas da Câmara de Representantes que comandava uma verdadeira ``caça às bruxas' nos mundos da arte e do espetáculo.

Disney faleceu por causa de problemas circulatórios causados por complicaçoes de um câncer de pulmao. Seu corpo foi cremado, mas sao muitos os rumores de que estaria preservado criogenicamente, à espera de uma cura para seus problemas de saúde.

Depois de sua morte, a ``magia da Disney' continuou vigente e seu grupo produziu filmes com o mesmo molde de sempre, ``Robin Hood', ``A pequena sereia', ``A bela e a fera', ``Alladim', ``O rei leao', ``O corcunda de Notre-Dame' e ``Tarza', para citar os mais recentes.

A Walt Disney Company é atualmente o segundo grupo mundial de comunicaçao e entretenimento (ficando atrás apenas da Time Warner). Com uma capitalizaçao na bolsa de US$ 70 bilhoes, a sociedade possui estúdios de cinema (Buena Vista, Miramax, Touchstone Pictures), cadeias de televisao (ABC, Disney Channel) e enormes parques temáticos na América e no mundo, entre eles Disneylândia, Disneyworld, Tokyo Disneyland, Eurodisney.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;