Internacional Titulo
Casal de Sto.André lembra encontro com papa
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
04/04/2005 | 14:10
Compartilhar notícia


O casal Neusa, 60 anos, e Mário Gurgel Filho, 69, de Santo André, guardam uma lembrança inesquecível do papa João Paulo II em suas memórias e imagens registradas em várias fotos, que os remetem ao dia 24 de julho de 1998. Nessa data, a dona-de-casa e o professor de latim da Diocese de Santo André conheceram pessoalmente o pontífice em sua residência de verão – o Castelo Gandolfo – nas proximidades do Vaticano, na Itália. “Foi um encontro comovente, eu não conseguia expressar uma palavra porque não parava de chorar. Era uma pessoa de grande serenidade e seu semblante expressava paz”, afirma Neusa.

A promoção desse encontro foi articulada pelo irmão de Gurgel, o bispo mineiro da cidade de Itabira, dom Mário Teixeira Gurgel. “Vimos o papa primeiramente na praça do Vaticano”. Neusa conta que foi impressionante observar João Paulo II se expressar em vários idiomas para se comunicar com diferentes povos. “Ao falar português, tivemos a sensação de estar muito próximo de alguém que nos conhecia”, diz a dona-de-casa.

Mas a maior surpresa estava reservada para o dia seguinte, quando participaram de uma missa restrita celebrada pelo papa junto com dom Mário em uma pequena capela no castelo Gandolfo. Lá receberam a eucaristia pelas mãos do papa e sete terços que o pontífice deu para toda a família.

Para o professor Mário Filho, João Paulo II foi um homem corajoso até o momento de sua morte. “Há aqueles que acham que era muito conservador, mas essa era a missão dele de conservar os princípios dogmáticos da Igreja. Por outro lado, como evangelizador, viajou pelo mundo inteiro. Não foi um papa de gabinete. Foi um líder político”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;