Nacional Titulo
Brasil vai produzir remédio para doença respiratória em prematuros
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
07/04/2005 | 14:18
Compartilhar notícia


Todos os anos, cerca de 63 mil bebês nascidos prematuros no Brasil correm o risco de adquirir a Doença Pulmonar de Membrana Hialina — patologia que dificulta a respiração do bebê. Desse total, mais de 47 mil morrem. Para reduzir esse índice, o Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira o início do uso do primeiro surfactante nacional em maternidades de todo o país.

O surfactante industrializado — substância extraída dos pulmões dos suínos — compensa a falta de produção de surfactante natural pelos pulmões e garante ao bebê uma respiração adequada com menos oxigênio, antibióticos e internação. O uso do medicamento reduz em até 40% o número de mortes por hialina de bebês com menos de 28 dias de vida.

O medicamento será usado, em um primeiro momento, em dois mil bebês que estão em 34 maternidades de todo o país. O ensaio clínico de validação do medicamento é pré-requisito para o registro do produto na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"A idéia é que todas as maternidades do SUS e os serviços de atendimento em neonatologia tenham o surfactante distribuído gratuitamente e acessível a todos os profissionais para serem administrados na população", afirmou o ministro da Saúde, Humberto Costa.

A parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Butantã para a produção nacional do surfactante industrializado garantirá a produção de 100 mil doses por ano e a redução do custo do medicamento em até dois terços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;