Economia Titulo
Autônomos são maioria na construção civil
Do Diário OnLine
26/08/2002 | 14:20
Compartilhar notícia


Um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) mostra que a maioria dos trabalhadores da construção civil não possui carteira assinada. A pesquisa "Os Trabalhadores e a Reestruturação Produtiva na Construção Civil Brasileira” utilizou dados de 1999 das regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Distrito Federal, Salvador e Belo Horizonte.

Cerca de três quintos dos trabalhadores da construção são informais. Em São Paulo, a informalidade chega a 67,7% da mão-de-obra do setor.

O Dieese concluiu que o salário dos autônomos é 39,5% menor que o dos trabalhadores formais. Em São Paulo, os informais recebem 29,4% menos que os funcionários com carteira assinada.

O levantamento também mostrou que a maioria dos trabalhadores da construção tem entre 35 e 38 anos e escolaridade média de seis anos — inferior à media dos demais trabalhadores, que é de oito a nove anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;