Internacional Titulo
Robô Spirit não encontra sinais de água onde pousou em Marte
Da AFP
05/08/2004 | 22:26
Compartilhar notícia


De acordo com os resultados publicados nesta quinta-feira pela revista Science, o robô americano Spirit, enviado ao planeta Marte, não encontrou as evidências esperadas pelos cientistas de que já tenha existido um lago com água na cratera Gusev, onde pousou em 3 de janeiro deste ano.

"Não encontramos nenhuma prova de sedimentações lacustres no local onde o Spirit pousou", escreveu o responsável científico pela missão, Steve Squyres, da Universidade Cornell, de Nova York, em um número especial da Science sobre os três primeiros meses do robô no Planeta Vermelho.

A cratera Gusev, de cerca de 160 quilômetros de diâmetro, fica no extremo de um enorme ‘canyon’ chamado Ma'adim Vallis. Os pesquisadores escolheram essa área como ponto de pouso na esperança de que se tratasse do local de um antigo lago.

Já o Opportunity, que pousou no plano oposto de seu gêmeo Spirit, em uma região chamada Meridiani Planum, permitiu aos cientistas concluir que essa planície esteve coberta de água salgada no passado.

A previsão era de que os robôs-gêmeos concluíssem sua missão inicial no final de abril deste ano, após três meses de exploração, mas a Nasa decidiu prolongá-la. Seus responsáveis avaliam que as sondas podem continuar funcionando até depois de setembro, embora também possam parar a qualquer momento.

Segundo a agência espacial americana, os robôs atingiram todos os principais objetivos da missão, pela distância percorrida, o número de locais marcianos visitados e os dados científicos coletados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;