Nacional Titulo
Ibama reconhece novas reservas de patrimônio cultural
Do Diário OnLine
16/10/2001 | 13:59
Compartilhar notícia


Áreas de vegetação nativa que foram localizadas dentro de propriedades privadas receberam, nesta terça-feira, o título de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Cerca de 14 áreas de vegetação serão transformadas em unidades de conservação federal e terão a preservação incumbida aos proprietário das terras. As áreas não podem sofrer alterações e estarão sujeitas a fiscalização do Ibama.

As áreas, que somam cerca de 4.636,49 hectáres, podem receber incentivos fiscais e terão apoio para desenvolvimento de projetos de ecoturismo e para educação ambiental.

As terras estão distribuídas em 9 estados. Cerca de 353 RPPNs já foram catalogadas no Brasil.

Essas reservas ajudam na proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, Mata de Araucária, Campos Sulinos e vegetação costeira ainda não afetadas pelo homem. As RPPNs também ajudam na preservação da fauna em extinção.

Rondônia, no município de Pimenta Bueno, com 981 hectares e Mato Grosso do Sul, em Sete Quedas, com 981 hectares, são os dois estados com as duas maiores RPPNs do país.

Já as duas menores estão Andrelândia, Minas Gerais, com 9 hectares e em Itacaré, na Bahia, com 22 hectares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;