Internacional Titulo
Otan critica ultimato russo lançado contra Grozny
Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 15:17
Compartilhar notícia


O ultimato contra Grozny é ``totalmente inaceitável', declarou esta terça-feira em Washington o secretário-geral da Otan, o britânico George Robertson, acrescentando que ``as pessoas civilizadas nao podem aceitá-lo'. ``É totalmente inaceitável' e ``algo que as pessoas civilizadas e decentes nao podem tolerar', disse Robertson numa coletiva à margem de suas reunioes com as autoridades americanas.

O secretário-geral da Otan pediu à Rússia que leve em conta os apelos internacionais para que se levante o ultimato, que dá prazo aos civis até 11 de dezembro para abandonar a capital chechena, sob ameaça de serem liquidados. ``Nao há uma soluçao militar' na Chechênia, disse, acrescentando que a Otan usaria sua influência para pressionar a Rússia a alterar sua posiçao.

Robertson reconheceu que a Rússia tem o direito de intervir localmente contra as provocaçoes, mas estimou que as operaçoes militares russas, que qualificou de ``torpes', agravarao a situaçao.

Moscou considera ``inaceitável' qualquer sançao econômica contra Rússia e ``contraprodutiva' qualquer pressao política estrangeira como resposta à sua operaçao militar na Chechênia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;