Internacional Titulo
Putin propõe alternativa a projeto de escudo antimísseis
Da AFP
07/06/2007 | 14:58
Compartilhar notícia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugeriu nesta quinta-feira a seu colega americano George W. Bush a utilização de instalações existentes no Azerbaijão em vez dos lugares previstos na Europa para o projeto de escudo antimísseis americano.

“A idéia seria uma utilização comum da estação de radar que alugamos no Azerbaijão", declarou Putin à imprensa depois de uma conversa com Bush à margem da cúpula do G8 na Alemanha.

"Falei ontem (quarta-feira) com o presidente do Azerbaijão sobre este assunto, e o acordo que temos nos permite fazer isso", acrescentou.

"Todo o sistema que poderíamos criar não cobriria apenas parte da Europa, mas a Europa inteira, sem exceções", afirmou o presidente russo.

"Concordamos com George W. Bush sobre o fato de que nossos especialistas têm que começar a trabalhar o mais rápido possível. A solução eliminará a necessidade de posicionar nossos complexos de artilharia perto das fronteiras européias. Além disso, ela permitirá evitar a instalação de sistemas ofensivos americanos no contexto da defesa antimíssil no espaço", prosseguiu.

Bush não comentou de imediato a proposta russa, limitando-se a destacar que "é bem melhor trabalhar juntos (com Moscou) do que criar tensões entre os dois países”.

O objetivo do encontro entre os dois dirigentes, o primeiro desde novembro, era dissipar as tensões provocadas pelo projeto americano de ampliar à Europa seu escudo antimísseis.

Washington afirma que o projeto de instalar um radar na República Tcheca e mísseis antimísseis na Polônia se justifica pela necessidade de proteger seus aliados de "Estados inimigos" como o Irã. No entanto, a Rússia se sentiu ameaçada e ameaçou apontar novamente seus mísseis na direção da Europa, como na época da Guerra Fria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;