Internacional Titulo
Conheça os ganhadores do Nobel de Física
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 11:52
Compartilhar notícia


O cientista de origem alema Herbert Kroemer, premiado esta terça-feira com o Nobel de Física, junto com Zhores Alferov e Jack Kilby, desenvolveu semicondutores na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

Nascido em 1928, recebeu doutorado em física na Universidade de Goettingen (Alemanha), trabalhou nos laboratórios RCA de Princeton (Nova Jersey), entre 1954 e 1957, e na firma Varian Associates de Palo Alto (Califórnia), entre 1959 e 1966.

Ensinou física na Universidade de Boulder (Colorado) antes de incorporar-se à Universidade da Califórnia.

É titular do Prêmio Alexander von Humboldt (1994) e da Academia Nacional de Engenharia (1997).

O russo Zhores Alferov dirige desde 1987 o Instituto de Física e Técnica de Sao Petersburgo.

Nascido em 1930, em Vitebsk (Bielorrússia), na ex-URSS, também é vice-presidente da Academia de Ciências russa desde 1991 e deputado da Duma desde 1995.

Também é doutor em física e matemática do Instituto de Sao Petersburgo e um dos fundadores do Centro Internacional de Conservaçao de Ciências Físicas da mesma cidade.

É membro das Academias de Ciência da Alemanha, da Polônia e dos Estados Unidos. O americano Jack Kilby é o pai do microprocessador eletrônico.

Nascido em 1923, em Jefferson City (Missouri), é diplomado pelas Universidades de Illinois e de Wisconsin.

Em 1958, começou a trabalhar com a empresa americana Texas Instruments, onde elaborou o primeiro circuito integrado, em 12 de setembro desse mesmo ano. Em 1996, sua invençao representava um mercado mundial de US$ 115 bilhoes.

De 1978 a 1985, ensinou na Universidade A&M do Texas. Em 1970, foi condecorado com a Medalha da Ciência dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;