Internacional Titulo
Voluntários ajudam 'caçar' imigrantes que tentam furar a fronteira
Da AFP
04/04/2005 | 17:23
Compartilhar notícia


Mais de 140 pessoas foram presas desde o lançamento, no sul do Arizona, do 'Projeto Minuteman', uma polêmica iniciativa de voluntários que colaboram com a Patrulha de Fronteira nas tarefas de controle migratório.

Segundo os organizadores do projeto - que oficialmente começa nesta segunda-feira e deve continuar até o final de agosto -, pelo menos 141 pessoas foram presas tentando cruzar a fronteira com o México neste final de semana por causa dos voluntários que assumiram suas funções.

Fartos da imigração ilegal, os organizadores do projeto dizem que se lançaram à proteção da fronteira devido ao fracasso do governo de impedir a entrada de milhares de pessoas no país.

Segundo os organizadores, trata-se de um protesto político já que "o presidente e o Congresso americanos continuaram ignorando este tema que ameaça a segurança nacional".

Os mais de mil voluntários - de todos os Estados e profissões - que se inscreveram no projeto têm por função virar "olhos e ouvidos" da Patrulha de Fronteira para impedir a entrada de imigrantes ao longo da linha territorial divisória de 36,8 de km.

O 'projeto Minuteman' leva o nome dos milicianos que, durante a guerra da independência dos Estados Unidos, formaram o maior grupo de 'cidadãos vigilantes' da Nação para combater as tropas britânicas, explicou o diretor da iniciativa, Chris Simcox.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;