Internacional Titulo
Eleição boliviana terá mais de 50 mil policiais e soldados nas ruas
Da AFP
17/12/2005 | 20:43
Compartilhar notícia


Pelo menos 50.000 policiais e militares estarão nas ruas para garantir a segurança e a normalidade nas eleições gerais deste domingo, na Bolívia, informaram as autoridades neste sábado.

Nesta segunda-feira, os comandos e tropas de ambas as corporações estarão sob as ordens das autoridades da Corte Nacional Eleitoral (CNE), que montaram um rigoroso controle das 121.119 mesas de votação espalhadas pelo território boliviano, de mais de um milhão de quilômetros quadrados.

Pouco mais de 3,6 milhões de bolivianos são esperados para irem às urnas escolher o presidente, vice-presidente, 27 senadores, 130 deputados e nove governadores.

Cerca de 26.000 militares farão a patrulha a partir da meia-noite de sábado, junto com outros 24.000 policiais, para prevenir eventuais focos de violência, garantir a normalidade e impedir o deslocamento de veículos não autorizados pelas cortes regionais.

A consulta popular, a sexta em duas décadas desde que a democracia foi recuperada em 1982, será observada por cerca de 200 missões internacionais, incluindo representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), Nações Unidas e Mercosul. As equipes de observadores estão distribuídas pelos nove departamentos (províncias) do país.

Os vôos domésticos estão absolutamente proibidos, e os aeroportos vão operar apenas com autorização no caso de vôos internacionais que precisem fazer conexões.

Em boletim preliminar, o comandante das Forças Armadas, Marco Antonio Justiniano, declarou: "Tudo está caminhando de acordo com os planos correspondentes. Há uma estreita cooperação também com a Polícia Nacional, de tal maneira que temos certeza de que tudo vai caminhar dentro do previsto".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;