Automóveis Titulo
Rolls-Royce apresenta o Phantom
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
04/02/2003 | 22:27
Compartilhar notícia


O novo Rolls-Royce Phantom, resultado de um projeto de quatro anos e meio – desde quando o grupo BMW adquiriu a marca Rolls-Royce –, foi um dos destaques do Salão do Automóvel de Detroit, realizado nos Estados Unidos em janeiro. O primeiro Rolls-Royce da era BMW tem o objetivo de proporcionar ao condutor boa dirigibilidade, conforto e segurança, e teve seu design inspirado em clássicos como o Phantom II, dos anos 30, o Silver Cloud, dos anos 50, e o Silver Shadow, da década de 60.

A performance está assegurada pelo propulsor naturalmente aspirado de 60 graus V12. A capacidade de 6.75 l será familiar aos proprietários de Rolls-Royce: de 1970 em diante, o propulsor V8 no Silver Shadow tinha a mesma litragem. Porém os níveis de torque e potência serão superiores e irão impressionar o condutor.

O Rolls-Royce Phantom atinge nada menos que 453 cv a 5.350 rpm e o surpreendente torque de 72 kgfm a 3,5 mil rpm – de acordo com a montadora, 75% do torque já está disponível a partir de 1 mil rpm. O supercarro de luxo acelera da imobilidade aos 100 km/h em 5,9 segundos e atinge 44 metros em apenas quatro segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h – na América do Norte será de 208 km/h.

O veículo, que possui estrutura e carroceria em alumínio, também é dotado de mecanismos para minimizar impactos frontais e laterais, além do Sistema de Segurança Inteligente Integrado, que usa uma rede de sensores que permitem acionamento inteligente dos airbags.

A Rolls-Royce garante que a autenticidade é o elemento-chave que está por trás do processo de design que criou o novo Rolls-Royce Phantom. A equipe de design queria achar o balanço ideal entre estética e engenharia. O exterior do carro possui um longo capô, além de distância entre-eixos, e seu interior promete proporcionar conforto para condutor e passageiros.

A dirigibilidade também é assegurada pela posição do volante e pedais. No interior foram aplicados conceitos para que o motorista permanecesse confortável no comando em todas as operações. A direção, revestida em couro, incorpora itens tecnológicos, como controles de telefone, áudio e sistema de navegação. A direção ainda possui um botão que permite que o motorista tenha acesso ao modo Low da caixa de câmbio, que é automática de seis velocidades.

O interior também possui acabamento em madeira, aplicada ao painel e portas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;