Internacional Titulo
Passividade da ONU ajuda Iraque, diz secretário Powell
Do Diário OnLine
31/01/2003 | 16:48
Compartilhar notícia


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, disse nesta tarde de sexta-feira que a Organização das Nações Unidas (ONU) não pressiona o governo iraquiano como poderia para encontrar os programas de desenvolvimento de armas ilegais.

Powell afirmou, no entanto, que o Iraque ainda tem chances de evitar uma ofensiva norte-americana contra o país a curto prazo, se resolver respeitar a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) e se desarmar.

“O Iraque deve obedecer à resolução e se desarmar”, intimou Powell.

O Conselho de Segurança da ONU, até agora, não encontrou nenhuma evidência representativa de que o Iraque possua um programa de desenvolvimento de armas nucleares, como indicam os Estados Unidos.

O secretário norte-americano acrescentou que o governo de Saddam Hussein precisa dizer onde colocou os 30 mil armamentos que utilizou contra o Irã, na guerra realizada em 1973.

Na época, os Estados Unidos se aliaram a Saddam, para que o governo iraquiano “freasse” a revolução islâmica no Irã. A mudança radical, segundo argumentou o governo norte-americano, poderia desestabilizar o Oriente Médio e impulsionar o preço do petróleo no mercado internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;