Cultura & Lazer Titulo
30 anos de cólera
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
29/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Sinônimo de autenticidade e pioneirismo no punk rock brasileiro, a banda paulistana "Cólera" celebra 30 anos de atividade no sábado, com show e bate-papo no espaço cultural Cidadão do Mundo, em São Caetano. A programação começa às 16h, com a palestra do vocalista e guitarrista Redson Pozzi, 47 anos, sobre os reflexos no cenário atual da filosofia divulgada pelo movimento no fim da década de 1970.

A frase-síntese daquele período foi "do it yourself" (em português, "faça você mesmo"), que inspira legiões de adolescentes com o mínimo de habilidade musical e muita vontade de se expressar sem a tutela dos gigantes do mercado fonográfico. "Atualmente, de Norte a Sul do Brasil, você vê a garotada montando bandas, gravando CDs e fazendo turnês. Ser punk hoje significa fazer parte dessa revolução cultural", afirma Pozzi.

Ele deixa claro que não discrimina nenhum gênero, mas critica a maneira como o mainstream apropriou-se da atitude e da sonoridade do punk e seus derivados. "A grande mídia pegou o emocore e transformou em pastelão e grande clichê. É a única coisa de rock que toca hoje. Há um monopólio", lamenta.

O veterano destaca que o movimento protagonizado pelo Cólera e outras formações referenciais como Inocentes e Garotos Podres (uma das representantes do Grande ABC), pavimentou o caminho para estilos que verbalizam a insatisfação juvenil. "Quando o punk surgiu, não havia nada de rock no Brasil, mas muita música estrangeira na rádio. Depois, foi dado o pontapé na porta para o hip hop, o reggae e o thrash metal. Essa diversidade é válida."

SHOWS - Após a palestra, ocorrem as apresentações do "DZK", "88 Não!" e "Menstruação Anárquica". A partir das 20h, o "Cólera", que conta ainda com o baixista Val e o baterista Pierre, mostra petardos que marcaram sua trajetória, entre eles "Quanto Vale a Liberdade" e "Direitos Humanos".

O público poderá conferir exposição de cartazes, fotos e outros itens históricos do trio.

Cólera - Palestra e show. Sábado, a partir das 16h. No Cidadão do Mundo - Rua Rio Grande do Sul, 73. www.cidadaodomundo.org.br. Ingr.: R$ 7 (antecipados) e R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;