Nacional Titulo
Sul tem maior velocidade no registro de casos de Aids
Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 15:14
Compartilhar notícia


A velocidade no aumento dos casos de Aids na regiao sul do país está preocupando as autoridades sanitárias. "Está havendo uma mobilizaçao muito grande, mas nao se reflete em estabilizaçao no número de casos", disse o assessor técnico do programa nacional DST/Aids, Alexandre Grangeiro. Enquanto em algumas regioes, como o sudeste, a tendência é estabilizar e declinar a velocidade, no sul o número vem aumentando 1,4% ao ano.

De acordo com Grangeiro, esse aumento é 2,5 vezes maior do que o registrado no sudeste, que liderava o ranking até 1997. Estudos do Ministério da Saúde apontam que esse crescimento no sul foi observado principalmente entre os usuários de drogas injetáveis e parceiros heterossexuais. "Tem que aprimorar o trabalho com essa populaçao", disse Grangeiro. Somente as drogas injetáveis sao responsáveis por 60% dos casos de contaminaçao.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 19 anos foram registrados pouco mais de 163 mil casos de aids no Brasil. Desses, 15% estao na regiao sul. Estima-se, no entanto, que haja 536 mil infectados pelo vírus no país. A cidade com maior número de registros é Itajaí (SC), com 854 por grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 113 casos de aids por grupo de 100 mil habitantes.

Para mobilizar ainda mais a populaçao do sul do país no combate à Aids, Curitiba foi escolhida como cidade-símbolo da campanha de prevençao à doença no Dia Mundial de Combate à Aids, marcado para 1º de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;