O carro bicombustível chegou ao mercado em março de 2003, por meio do VW Gol 1.6 Total Flex. A Volkswagen depois estendeu a novidade para Parati, Saveiro e Fox, e projetou ter, dentro de dois a três anos, sua produção dominada pelo chamado flex fuel, que deve substituir a fabricação de carros apenas a álcool ou só a gasolina.
A General Motors levou a tecnologia ao Corsa, Corsa Sedan, Meriva e à Montana Flexpower; a Fiat lançou o Novo Palio 1.3 Flex Fuel; e a Ford deverá lançar um bicombustível este ano.
A receptividade a esses modelos pelos consumidores pode ser vista pelos números da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). As vendas de carros zero a álcool (incluindo os flex fuel) no atacado (das fábricas para a rede de revendas) cresceram no país 388% em fevereiro ante mesmo mês de 2003, ao passar de 3.770 unidades para 18.431 comercializados. A participação dos modelos a álcool no total de carros vendidos subiu para 16%, dos quais 13 pontos porcentuais referem-se a bicombustíveis, de acordo com os registros da Anfavea.
Em relação ao preço do álcool na bomba de combustível, o presidente do Regran, Marcos Campagnaro, afirmou que as distribuidoras baixaram os preços e isso foi repassado pelos postos aos clientes. “Os usineiros estão com estoque alto do álcool e, para desovar o produto, baixaram o preço”, disse.
Com o preço menor, a procura aumentou. “Quem comprava dez litros passou a comprar 20. Para quem tem carro bicombustível, se o álcool estiver valendo até 70% do preço da gasolina, é interessante abastecê-lo com álcool”, afirmou.
Seminovos – Revendedores de carros usados observam uma procura aquecida pelo carro bicombustível. Como a tecnologia ainda é muito recente no mercado, há poucos seminovos disponíveis para venda, segundo os lojistas. “A cada dia, uma montadora lança um modelo novo, e é uma alternativa. O que aparece está saindo (é comercializado rapidamente)”, disse Carlos Eduardo de Morais Barros, gerente de marketing do Global Autoshopping, centro de compras especializado em veículos seminovos localizado em Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.