Internacional Titulo
Consumo de drogas aumenta entre crianças bolivianas
Do Diário do Grande ABC
26/06/2000 | 13:56
Compartilhar notícia


A Bolívia deixou de ser exclusivamente um dos maiores produtores mundiais de cocaína para se transformar também em consumidor. De acordo com informes oficiais e de organismos especializados, nos últimos anos, cresceu de forma significativa o consumo de drogas, inclusive entre crianças.

Um estudo do Centro Latino-americano de Investigaçoes (Celin) revelou nesta segunda-feira que na Bolívia há, pelo menos, 20 mil pessoas que consomem regularmente cocaína, e necessitam de tratamento para deixar o vício.

O diretor do Celin, Franklin Alcaráz, informou que no início dos anos 90 se estimava em 2 mil o número de viciados.

Ainda de acordo com Alcaráz, 90% da cocaína produzida pela Bolívia sao enviados pelos narcotraficantes aos grandes consumidores - Estados Unidos, Europa e Asia - e os 10% restantes ficam para consumo interno.

O ministro de governo, Guillermo Fortún, informou que, em 1989, a Bolívia produzia a média anual de 220 toneladas de cocaína, principalmente dirigida aos grandes mercados consumidores. Mas, no ano passado, esse registro baixou a apenas 70 toneladas.

O estudo do Celin mostra que o aumento do consumo interno é conseqüência, principalmente, da crise econômica no país, a disponibilidade de drogas baratas nas principais cidades e a falta de programas de prevençao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;