Nacional Titulo
Assentados bloqueiam acesso aos escritórios da Cesp
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 15:30
Compartilhar notícia


Cerca de 200 assentados do Projeto Lagoa Sao Paulo, implantado pela Companhia Energética de Sao Paulo (Cesp) para atender posseiros remanejados com a formaçao do reservatório da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, no Rio Paraná, bloquearam na manha desta segunda-feira, dois escritórios da empresa, em Presidente Epitácio (SP), impedindo a movimentaçao de veículos e forçando a paralisaçao de obras que sao realizadas ao longo do lago artificial. A Cesp informou que vai recorrer à Justiça para retirar os manifestantes.

A decisao de bloquear os escritórios foi adotada para forçar a empresa a cumprir acordo celebrado para a execuçao de obras de infra-estrutura no assentamento e a liberaçao de R$ 10.000,00 para a construçao de moradias. Segundo Maria Aparecida do Amaral Alves, líder dos manifestantes, originariamente, o assentamento implantado em 1980 era composto de 517 famílias, das quais 211 venderam seus lotes. Para atender os 306 que permanecem, a empresa exige que os que compraram áreas desistam de obter o benefício. O gerente do Departamento de Meio Ambiente da Cesp, Mílton Estrela, disse que além de exigir a desistência dos que compraram lotes de ex-posseiros, originariamente assentados, a Cesp quer que Câmara Municipal de Epitácio aprove projeto autorizando a prefeitura a receber o loteamento. Segundo ele, em 1986 a empresa celebrou acordo com o prefeito na época e o ex-presidente da Câmara, transferindo ao município R$ 522.000,00, em equipamentos, para repassar o controle do assentamento. Ocorre que o acordo nao foi referendado pelo plenário da Câmara, o que, segundo os assentados, mantém a Cesp como responsável direta pelo projeto.

De acordo com Maria Aparecida, a companhia energética quer atribuir aos manifestantes, ao prefeito e à Câmara a responsabilidade de obter a desistência dos que compraram áreas alegando que acordo neste sentido foi celebrado em reuniao com a diretoria da empresa, realizada no dia 22 de novembro, em Sao Paulo. Ela nega que tenha aceitado essa condiçao e lembra que qualquer entendimento a respeito deve ser feito entre a Cesp e os compradores dos lotes.

Segundo ela, os manifestantes nao pretendem desbloquear os escritórios até a reabertura das negociaçoes com a diretoria da companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;